Dias de descanso dos portugueses estão ligeiramente abaixo da média europeia (Nuno Ferreira Santos in Publico 28/7/2011)
Em Portugal, os trabalhadores gozam 22 dias úteis de férias (com a possibilidade de subirem para 25 dias) e existem 11 feriados nacionais, num total de 33 dias. Já na vizinha Espanha, aos 22 dias úteis de férias somam-se 14 feriados, para um total de 36 dias.
A Roménia é o país europeu onde os trabalhadores gozam menos férias (21 dias úteis de férias e seis feriados, num total de 27 dias), seguida pela Polónia (28 dias) e pela Bulgária, Estónia, Hungria e Eslovénia (29 dias).
Na Grécia, os trabalhadores têm direito a 23 dias úteis de férias pagas e mais 10 feriados (33 dias, a exemplo do que sucede em Portugal), ao passo que na Irlanda as férias ascendem a 24 dias, mais oito feriados (num total de 32 dias).
Na média, os trabalhadores do Reino Unido gozam 24,6 dias úteis de férias e mais 8 feriados (32,6 dias), na Itália aos 28 dias de férias somam-se nove feriados (37 dias) e em França os assalariados têm direito a 25 dias de férias, mais 10 feriados (35 dias).
O estudo, que abrange os 27 Estados-membros da UE e a Noruega, revela que a média de dias de férias da UE se fixou no ano passado nos 24,8 dias, mais 9,6 feriados, num total de 34,4 dias.
Em termos de horas de trabalho semanais, a média comunitária foi de 38 dias, com os trabalhadores franceses a serem os que menos horas trabalham por semana (35,6 horas), seguidos pelos dinamarqueses, suecos, noruegueses, holandeses, britânicos, belgas e alemães, todos abaixo das 38 horas semanais.
Os trabalhadores portugueses labutam 38,2 horas semanais, enquanto os irlandeses trabalham 39 horas e os gregos 40 horas.
....E SALÁRIOS?
Trabalhamos mais e temos os salários mais baixos da Europa, se excluirmos os países do ex Bloco de leste...
E estes Governos e Empresários (idiotas), querem competir na economia europeia baixando ainda mais o custo do salário?
Bem idiotas (ou querem fazer de nós idiotas) são, quando a economia que mais cresce, a Alemanha, tem dos mais altos salários da europa...Brancos estupidos, como diria Michael Moore!
Enquanto isto, os ricos ficam mais ricos....só em 2010, aumentaram a sua riqueza em 18%...
Ladrões é o minimo que se podem qualificar estes governantes e empresários...
E agora querem que nós paguemos o nosso próprio despedimento...cuidado, o Pinheiro de Azevedo dizia que o povo é sereno...mas só até certo ponto...aprendam com Napoleon...não encostem as pessoas á parede...no dia em que não houver mais saídas, a unica saída será "em frente" e aí...saiam de perto, porque alguém vai ter de pagar o desespero que vocês estam instalando nas pessoas...
Quando os trabalhadores passarem do desespero ao instinto animal de sobrevivência...
Um dia Emilio Gabaglia (ex. secretário geral da CES-Confederação Europeia de Sindicatos) avisou os patrões numa conferência em Bruxelas que estão a esticar a corda onde se vão enforcar!
Esse dia está próximo...Cuidadinho..!