quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cuba é uma ditadura! O estado totalitário controla toda a economia! Em 2011 vão ser despedidos mais de 500.000 trabalhadores do estado!


È com este tipo de parangonas que a comunicação social, que se diz independente (de quem?), nos massacra assiduamente, tentando esconder a verdade.

Falemos um pouco da verdade escondida por detras dos slogans das fábricas de informação.

A paradoxo desta informação social, é que se o estado controla, é totalitário, se abre a economia, vai despedir os desgraçados dos trabalhadores...a verdade é bem diferente como se pode ler abaixo.

Mais de 85 000 pessoas, a maioria sem emprego formal, pediu licença para trabalho independente desde o final de outubro do ano passado, informa o jornal Granma.

Até o final do ano passado, 75 061 novas licenças foram concedidas para a Auto-Emprego e 8 342 estavam em processo, uma vez que foi aprovada a extensão e flexibilidade desta atividade.

Segundo o monitoramento realizado pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social, o total de 83 403 pessoas licenciadas ou em processo, 68% não tinham qualquer relação de emprego, 16% trabalhadores e 15% aposentados. A fim de aderir ao regime especial de segurança social, havia 56 698 pessoas.

Entre os mais procurados, mantiveram-se nos dois primeiros lugares no desenvolvimento e venda de produtos alimentares, com 22% dos títulos emitidos ou em processo, e os trabalhadores contratados, que respondem por 16%.

Isso é seguido por transporte de passageiros e de carga (5%), os produtores vendedores sundries usar em casa (4%) e habitação para arrendamento e mensageiros, ambos com 3%.

Em números, que não excedem 2 000, mas superou mil, são os construtores, coletores, vendedores de matérias-primas, manicure, carpinteiros e sapateiros.

Na cabeça das províncias com maior número de licenças continua a capital, seguida por Camagüey, os territórios de Ártemis e Mayabeque e Matanzas.

Salvador Valdez, secretário-geral do CTC (Central de Trabalhadores Cubanos)

As estimativas do governo cubano são que em 2011 haverá definitivamente 146 000 empregos e cerca de 351 000 funcionários públicos estarão disponíveis para assumir outro emprego, como parte do processo de actualização do modelo da economia cubana.

Destes, 351 000 pessoas, pelo menos, 100 000 estão incorporados no domínio do auto-emprego, de acordo com estimativas.

O plano de trabalho de reestruturação que prevê a redução das folhas de pagamento e da adição de 1,8 milhão de trabalhadores não-estatais do setor econômico no prazo de cinco anos, será ratificado pelo Partido Comunista em seu VI Congresso, marcado para o segundo semestre Abril do próximo ano.

Valdez salientou que o sindicato, representando os trabalhadores devem "evitar as violações, o paternalismo, clientelismo e outras tendências negativas".

Ele também pediu "a necessidade de convencer a implementação destas medidas para a economia do país, com a garantia de que, afinal, ninguém será abandonado."

A extensão da auto-emprego em Cuba com a possibilidade de criação de pequenas empresas e negócios, é uma das principais medidas tomadas para melhorar modelo socialista da ilha.

Em 2009, houve em Cuba um total de 143 mil 800 trabalhadores por conta própria.

Para 2011 espera-se que 250 000 pessoas aderiram a esta atividade e assim aumentar o impacto de um aumento das receitas fiscais de um bilhão de dólares no próximo ano.”

Ou seja, o estado abriu a economia aos pequenos e médios empresários...mas até isso serve de desculpa para o inqualificável ataque que os média tentam fazer aquele pequeno país (10 milhões como nós) que resiste há 50 anos ao mais vergonhoso bloqueio da história da humanidade, por diversas vezes denunciado na ONU e com diversas deliberações aprovadas impondo o seu fim (a ultima em 2010 votada favorávelmente por cerca de 170 países a favor e 4 contra (USA, Israel, Ilhas Palau e ...um ofshore qualquer...).

Háááá´...mas em Cuba não se respeitam os direitos humanos...Lembro apenas, que Cuba foi eleita em 2010 para a vice-presidência da comissão de direitos humanos com sede em Geneve...

Podem vociferar os energumenos da (des)informação, mas a verdade sempre vem á tona....é como o azeite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário