quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PROCURA-SE por crimes de guerra! Finalmente...










A Amnistia Internacional apela ao Canadá para prender e julgar George W. Bush.






Quarta-feira, outubro 12, 2011 15:54



A petição afirmou em um memorando enviado às autoridades canadianas em 21 de Setembro, Amnistia Internacional (AI) disse em um comunicado da organização humanitária internacional / Bush cancelou uma visita à Suíça, em Fevereiro, depois de enfrentar semelhantes apelos públicos para a sua prisão.



O presidente dos EUA tem programado assistir a uma cimeira económica na província canadense de British Columbia em 20 de OutubroA Amnistia Internacional (AI) pediu às autoridades canadenses para prender e julgar George W. Bush, dizendo que o ex-presidente dos EUA autorizou a "tortura", quando conduziu a guerra contra o terrorismo nos Estados Unidos.



"O Canadá está vinculado às suas obrigações internacionais para prender e julgar o ex-presidente Bush por seu papel em crimes contra o direito internacional, incluindo a tortura", disse Susan Lee, directora da organização para a América."Na medida em que as autoridades dos EUA até agora não citaram Bush para a justiça, a comunidade internacional deve intervir. Se o Canadá não agir durante a sua visita, o que constitui uma violação da Convenção da ONU contra a tortura e uma expressão de desprezo pelos direitos humanos ", acrescentou.



As acusações referem-se principalmente, segundo a AI, ao programa secreto da CIA implementado entre 2002 e 2009, que infligida aos detidos, de acordo com a organização, "a tortura e tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, e desaparecimentos forçados".Durante seu mandato, diz a AI, Bush autorizou "técnicas avançadas de interrogatório", incluindo "waterboarding" (simulação de afogamento).



Nenhum porta-voz do governo canadense esteve imediatamente disponível para comentar o assunto.Bush cancelou uma visita a Suíça, em Fevereiro, depois de enfrentar semelhantes apelos públicos para a sua detenção.Alex Neve, secretário-geral da subsidiária canadense da Amnistia Internacional, disse numa conferência de imprensa que o grupo continuará o seu processo contra o ex-presidente dos Estados Unidos com os governos de outros países que Bush pode visitar. "Os responsáveis ​​devem enfrentar a justiça e os seus crimes são tão hediondos que a responsabilidade de garantir a justiça é compartilhado por todas as nações", disse Neve.(ANTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário