quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

EM DEFESA DE JULIAN ASSANGE!

Amigos, esta segunda-feira no tribunal de magistrados de Westminster, em Londres, os advogados do fundador da Wikileaks, Julian Assange, apresentaram um documento enviado por mim, que diz que eu já contribuiu com US $ 20 000 para a fiança de Assange.

Além disso, ofereci publicamente o apoio do meu site, os meus servidores, os meus nomes de domínio e quanto mais poder fazer para que Wikileaks continue viva e próspera e prossega os seus esforços para expor os crimes cometidos em segredo e incubados em nosso nome e com o dinheiro os nossos impostos.

Com uma mentira nos levaram à guerra no Iraque. Hoje, centenas de milhares estão mortos. Imagine o que teria acontecido se os homens que planejaram esta guerra, em 2002, tivessem de enfrentar uma Wikileaks. Podiam não ter conseguido pô-la em prática. A única razão porque conseguiram começar a guerrafoi porque tinham um véu de sigilo garantido. Hoje, esse escudo foi rasgado, e espero nunca mais voltem a poder operar em segredo.

"Então por que, depois de prestar serviço público tão importante, agora está sob ataque tão virulento? Porque ele descobriu e envergonhou aqueles que têm escondido a verdade.

Os insultos e maldições ter excedido os limites:

O senador Joe Lieberman, disse que o site tenha violado a Lei de Espionagem.

Sarah Palin diz que ele é um agente anti-americano com as mãos manchadas de sangue, que seria perseguido com a mesma urgência com que perseguimoss a Al Qaeda e os líderes do Taleban.

O Democrata Bob Beckel (diretor da campanha de Walter Mondale em 1984), disse na Fox sobre Assange: "Um homem morto não pode sair por aí vazando coisas ... só há uma maneira de fazer:. Meter uma bala a esse bastardo"

A Republicana Mary Matalin disse: "Ele é um psicopata, um sociopata ... um terrorista."

O representante Peter A. King qualifica o Wikileaks como uma organização terrorista.

E o que é! Ela existe para aterrorizar os belicosos e mentirosos que trouxeram a ruína de nossa nação e de outras. Talvez a próxima guerra não será tão fácil, porque a mesa virou e agora o Big Brother está vigiado ... por nós!

Wikileaks merece a nossa gratidão por lançar luz sobre tudo isto. Mas parte da mídia corporativa minimizou a sua importância (um pouco do que foi revelado é novidade) e interpreta-o como um site anarquista (o que faz é simplesmente publicar tudo sem qualquer controle editorial).

Wikileaks existe, em parte porque a grande mídia não tem cumprido sua responsabilidade. As corporações que dizimaram suas próprias redações e impediram bons jornalistas de fazerem seu trabalho. Não há tempo ou dinheiro para o jornalismo investigativo. Expresso em termos simples, os investidores não querem que a notícia seja revelada. Eles gostam de manter seus segredos secretos ....

Peço-lhe para imaginar o quão diferente seria o nosso mundo se Wikileaks existisse há 10 anos atrás.

Há uma foto de George Bush a receber um documento secreto em 06 de agosto de 2001.

A manchete diz: "Bin Laden determinado a atacar EUA. E nessas páginas o FBI descobriu atividade suspeita neste país e os preparativos para o seqüestro de aviões. Bush decidiu ignorar e foi pescar quatro semanas.

Mas se esse documento tivesse vindo a publico, como teriamos reagido? E o Congresso ou a federação da aeronáutica? Não teria havido uma maior probabilidade de que alguém teria feito alguma coisa, se soubessemos tudo sobre o iminente ataque de Bin Laden com linhas aéreas comerciais?

Mas naquela época poucos tinham acesso ao documento. Porque o segredo foi mantido, um instrutor de voo em San Diego, descobriu dois estudantes sauditas e não mostrou nenhum interesse em pousos e decolagens, não fez nada. Se ele tivesse lido num jornal da ameaça de Bin Laden, talvez ele teria chamado o FBI? (O ex-agente do FBI Coleen Rowley, homenageado pela revista Time como uma das pessoas em 2002, escreveu um artigo no Los Angeles Times na qual ele afirma que, se Wikileaks existia em 2001, poderia ter evitado o 11 Setembro.)

E se em 2003 o público tivesse lido os memorandos secretos em que Dick Cheney pressionou a CIA a dar-lhe factos que lhe permitam construir um argumento falso para a guerra?

Se um Wikileaks revelasse nesse momento que realmente não havia armas de destruição em massa, você acha que eles teriam iniciado a guerra? Ou você preferiria ter houvido um clamor por Cheney para ser preso?

A abertura, a transparência, estas são as poucas armas à disposição dos cidadãos para se proteger dos poderosos e corruptos. O que aconteceria se nos dias após 04 de agosto de 1964, após o Pentágono ter fabricado a mentira de que um navio nosso foi atacado pelos norte-vietnamitas no Golfo de Tonkin um Wikileaks tinha-nos dito que tudo foi inventado? Eu acho que talvez 58 mil dos nossos soldados (e dois milhões de vietnamitas) estaria vivo hoje. Em vez disso, os segredos mataram-nos.

Para aqueles que acreditam que é errado para apoiar Julian Assange sobre acusações de agressão sexual que estão sujeitos ao processo, tudo que eu peço é que eles não são ingênuas sobre os truques de um governo quando decide ir atrás de suas presas. Por favor, nunca acreditou na história oficial. E, independentemente de quem é culpado ou inocente Assange (Saiba mais sobre a estranha natureza das acusações), tem direito à fiança e defesa. Eu juntei os cineastas Ken Loach e escritor John Pilger e Jemima Khan para arrecadar dinheiro, e espero que o juiz aceite a fiança e o solte na próxima terça-feira.

Wikileaks pode causar danos imprevisíveis para as negociações diplomáticas em Washington no mundo? Talvez.

Mas esse é o preço que se paga quando um governo faz a guerra baseada numa mentira.

A sua punição é trazer á luz do diaa esses segredos, para vermos o que estão fazendo. Não é possível confiar neles. Agora, cada cabo, cada e-mail que eles escrevem é aberto ao escrutínio. Desculpe, mas isso é o que queremos. Agora ninguém pode esconder a verdade. Ninguém pode montar a próxima grande mentira se eles souberem que possam estar expostos.

E isso é o melhor que tem Wikileaks. Deus te abençoe para salvar vidas com suas ações. E quem vai participar do esforço para apoiar Wikileaks toma um verdadeiro acto de patriotismo. De liberdade.

Hoje vou estar ausente ao lado de Julian Assange em Londres e pedir ao juiz para lhe conceder a liberdade. Estou disposto a garantir o seu regresso ao tribunal com dinheiro da fiança que enviei. Não deixarei que esta injustiça fique sem resposta.

Atenciosamente, Michael Moore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário