Mas por cá, na nossa Ibéria também existem presos de delito de opinião...mas desses, nem palavra nos nossos média...esses que têm opinião diferente dos seus governos, são terroristas, aliás utilizando bem a propaganda fascista e salazarenta de que todos os que se opunham ao regime eram terroristas...
A Audiência Nacional, tribunal supremo de Espanha, decidiu absolver, dia 8, os dirigentes da esquerda independentista basca Arnaldo Otegi, Joseba Permach e Joseba Álvarez do crime de enaltecimento do terrorismo, de que tinham sido acusados com base em factos alegadamente observados no comício realizado em 14 de Novembro de 2004 em Anoeta.
Os magistrados consideraram que o crime (a exibição de imagens de pessoas ligadas à ETA e a distribuição de propaganda desta organização armada) pôde ter tido lugar, mas durante o julgamento não foi possível determinar nem a autoria nem a responsabilidade dos três arguidos.
A decisão foi saudada por várias formações independentistas bascas (Aralar, EA, EB e ERC), que reiteram a exigência da libertação imediata de Arnaldo Otegi, dirigente que permanece na prisão devido a outras acusações, todas elas de carácter político.
Recorde-se que o comício de Anoeta realizou-se um ano após a interdição do partido Batasuna e marcou o lançamento de uma proposta de diálogo da esquerda independentista para a solução negociada do conflito basco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário