quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Extrato de texto de Any Goodman (da cadeia noticiosa Democracy Now - USA)


Michael Moore, ganhador do oscar para o melhor documentário, faz interessantes e bem documentados filmes sobre temas candentes da nossa sociedade (Estados Unidos), no entanto parece “falar para as paredes” e parece que as entidades atingidas não lhe dão muita importancia.

Na verdade e atravéz da denuncia de Wendell Potter, ex porta-voz do gigante de seguros de saude Cigna, viemos a saber que numa reunião de altos quadros dessa empresa, para analisar a resposta ao filme “sicko” , estas empresas não estão no jogo para perder, e que este alto quadro diz ter temido pela sua saude e bem estar, ao ter feito a denuncia.

A Associação de seguros de saude americana (AHIP) contratou a empresa de relações publicas APCO do escritório de advogados Arnold & Potter, para coordenar uma campanha de resposta ao filme de Moore.

Esta APCO formou o falso movimento de consumidores “Health Care America”, para tentar desacreditar o filme y para gerar o medo nas pessoas de um sistema de saúde governado pelo estado americano. Essa campanha, que a AHIP considerou vitoriosa custou milhões ás seguradoras que contaram com a cobertura total dos média, CNN, USA TODAY, NEW YORK TIMES, que deram cobertura especial a está falsa associação de consumidores, Health Care America, sabendo bem que se tratava de uma criação da industria seguradora.

Um estudo recente da Faculdade de medicina da Universidade de Harvard, estabeleceu que 45.000 americanos ( um a cada doze minutos), morre por falta de assistência, por não ter seguro de saúde.

Só no ano de 2009, a industria de seguros destinou mais de 86 milhões de dolares á Camara de Comercio americana para que esta impedisse o sistema de saude publica.

Este ano, as 5 maiores seguradoras contribuiram com três vezes mais que isso (cerca de 280 milhões), para “comprar” candidatos republicanos e democratas para impedir que a lei de saúde publica passasse no senado americano. Tal foi a desfaçatez que o representante de Nova York no senado, Antony Weiner declarou no congresso, que o Partido republicano era uma subsidiária da Industria de seguros.

Segundo Moore, as companhias sabiam por estudos feitos, que os norte-americanos estavam fartos que as seguradoras lucrassem á custa da sua saude. Este é um sistema doente ao permitir lucros á custa da saude das pessoas, disse Moore.


Nenhum comentário:

Postar um comentário